Novaer

U-Xc
T-Xc

Projeto T-Xc

O Brasil já produziu aviões em todas as categorias da aviação geral, mas deixou de atender a este mercado na década de 80. Consequentemente, o mercado brasileiro, hoje o segundo maior da aviação geral no mundo, é abastecido unicamente por produtos importados. Essa situação vem provocando uma saída significativa de recursos, sem contar as oportunidades perdidas na consolidação do parque industrial aeronáutico já implantado no Brasil e na manutenção da carga de trabalho nesse parque, que também produz para as áreas de defesa e segurança.

A NOVAER contemplou esta lacuna como uma oportunidade de negócios e identificou os nichos que apresentam o melhor potencial na aviação geral. Verificou também que as aeronaves comercializadas atualmente, de potenciais concorrentes da NOVAER, decorrem de projetos cujos desenvolvimentos remontam de mais de 15 até 50 anos de idade, com tecnologias em processo de declínio.

O Brasil possui hoje uma reputação, como país, de desenvolver e produzir aviões de qualidade, tendo em vista que o mercado reconhece o fato de que o investimento estratégico realizado pelo governo desde a década de 1950 gerou, além de uma grande montadora, um parque industrial e de serviços de grande competência e ICT´s especializadas nas tecnologias necessárias à certificação de aeronaves.

Portanto, para o mercado de aeronaves, principal negócio da NOVAER, o produto inaugural é a aeronave genericamente designada “T-Xc”, um projeto de engenharia voltado para o desenvolvimento de um mesmo avião tipo, atendendo simultaneamente a duas categorias:

Versão Treinador: acrobática de 2 lugares. Esta versão visa atender às necessidades de forças aéreas para o treinamento elementar, primário ou básico de seus pilotos.

Versão Utilitária: não acrobática de 4 lugares: Esta versão visa atender ao transporte de passageiros e pequenas cargas (também designada “U-Xc”). O U-Xc destina-se a pilotos, empresas ou pessoas físicas interessadas no transporte de médias distâncias e recreação. Também serão clientes dessa versão aeroclubes, empresas de táxi-aéreo e de transporte de pequenas cargas.

Copyright © 2012 Novaer Craft Empreendimentos Aeronáuticos S.A. Todos os direitos reservados.