Novaer

Equipe

A administração da NOVAER é composta por um conselho de administração e uma diretoria executiva, da qual fazem parte os seguintes integrantes:

Graciliano Campos

Diretor Presidente. Membro honorário da Força Aérea Brasileira. Engenheiro mecânico, graduado pela Universidade de Brasília – UnB, em 1980. Graciliano possui 25 anos de experiência em setores de tecnologia e de desenvolvimento de sistemas na indústria aeronáutica, havendo ocupado posições de liderança e direção na Embraer, nas áreas comercial, de marketing corporativo e de sustentabilidade.

Flávio Augusto Dadalto Armani

Diretor Jurídico. Advogado, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, em 1999. Flávio possui mais de 15 anos de experiência da área do direito empresarial, especialmente nos ramos do direito administrativo, societário e contratual. Foi sócio de Machado, Meyer, Sendacz e Ópice Advogados, onde trabalhou por 10 anos. É responsável pelas áreas jurídica e societária da NOVAER.

Marcelo Ramon Ferroni

Diretor Técnico. Engenheiro aeronáutico, graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA em 1976 e com MBA Latu Sensu pela FGV. Com mais de 39 anos de experiência em desenvolvimentos aeronáuticos, em 24 desses anos participou da gênese dos principais produtos aeronáuticos brasileiros, tendo dedicado a maioria dos demais anos a projetos internacionais, no exterior. Sempre associado a produtos inovadores e de produtibilidade e qualidade superiores. Na NOVAER é responsável pelas engenharias de produto, manufatura e de asseguramento da qualidade.

Heitor Fernandes Serra

Diretor de Operações. Engenheiro aeronáutico, graduado pelo ITA, em 1961. Com 21 anos em posições de liderança na Embraer, foi seu fundador e diretor comercial. Possui experiência eclética e sólida nas áreas de engenharia, produção, programas, suporte ao cliente, marketing e vendas internacionais. É responsável pela direção de operações, que inclui a coordenação da cadeia de suprimentos, subcontratação, PCP (planejamento e controle de produção) e montagem. Heitor Serra também é membro de coordenação da área comercial da NOVAER, cujas funções compartilha com o Diretor Presidente.

Matheus Lettieri Junqueira

Diretor Administrativo e Financeiro. Administrador de empresas, graduado pela Universidade Federal de Lavras/MG, com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV. Tem experiência na área comercial/financeira do setor de commodities, bem como planejamento, desenvolvimento, coordenação da produção e exportação de projetos de energia. É responsável pela administração financeira da NOVAER.


Outros membros chave que colaboram com os projetos da NOVAER são:

Joseph Kovács

Engenheiro mecânico, graduado pelo Empire Hungria College of Budapest, em 1947. Membro honorário da Câmara dos Engenheiros da Hungria. Membro da Academia Nacional da Engenharia (ANE). Piloto de ensaio, tendo realizado 3 primeiros vôos de protótipos. Atuou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, no Centro Técnico Aeroespacial – CTA e foi diretor técnico da Indústria Aeronáutica Neiva, onde projetou e desenvolveu as aeronaves T-25 Universal e Regente. Trabalhou por 19 anos na Embraer, onde foi o responsável pelo projeto e desenvolvimento da aeronave T-27 Tucano, que hoje é operada por mais de 25 forças aéreas. Joseph Kovács foi o projetista chefe e construtor da aeronave K-51, na qual se baseia o Projeto T-Xc. Sua atuação na NOVAER é a de consultor para projetos de desenvolvimento.

Carlos Collares

Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2000. Engenheiro mecânico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em 1974. Possui 18 anos de experiência na aviação, como gerente de materiais da Embraer, com sólida experiência nas áreas de processos de fabricação, projeto, materiais e qualidade. Realizou importantes pesquisas nas áreas de metais sinterizados e novos materiais compostos laminados. É elemento chave do Projeto T-Xc, pois sua missão crítica é a de especificar os compostos de carbono apropriados para emprego aeronáutico, passíveis de certificação, e fornecer dados para dimensionamento dos componentes estruturais.

Celso Dias Ferraz

Projetista especializado em projetos aeronáuticos. Com 45 anos de experiência, iniciou suas atividades nos projetos do Regente e T25 Universal da Neiva. Participou do projeto da aeronave Bandeirante e vivenciou a fundação da Embraer, onde atuou por 30 anos e participou dos todos os seus projetos, inclusive das aeronaves E170 e 190. Trabalhou na empresa Bombardier por 5 anos. Ocupou posições de gerência em projetos da Embraer e como integrador de projetos na Bombardier. Possui sólida experiência em projetos de estruturas e mecanismos. É responsável pelo time de projetistas da NOVAER.

Paulo Henriques Iscold

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em 1999, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Projeto de Aeronaves, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de aeronaves, aerodinâmica aplicada, dinâmica de voo, ensaios em voo e otimização.

Copyright © 2012 Novaer Craft Empreendimentos Aeronáuticos S.A. Todos os direitos reservados.