Novaer

Principais diferenciais da Novaer

Experiência e Multidisciplinariedade

A NOVAER possui um grupo diretivo e técnico caracterizado pelo alto nível de experiência de seus integrantes. Alguns com mais de 25 anos atuando na indústria aeronáutica, principalmente na Embraer, foram responsáveis pelo desenvolvimento de diversos e importantes projetos aeronáuticos. Por outro lado, esta experiência se revela em diversas competências, desde as mais técnicas (engenharia de materiais, aerodinâmica, aviônicos, sistemas, etc.) até as relativas à administração da Novaer, como a comercial, jurídica e de planejamento estratégico. Essa vivência com o setor aeronáutico também resulta num sólido nível de relacionamento com entidades públicas de defesa, ciência e desenvolvimento, com outras empresas do setor, e outros integrantes da cadeia produtiva, o que acaba conferindo à NOVAER uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos negócios.

Relacionamento com a Cadeia Aeronáutica e de PD&I

A NOVAER é uma empresa horizontal desde sua origem, que deseja focar em suas atividades e competências como integradora de produtos. Atualmente, a NOVAER já relaciona-se com a cadeia produtiva aeronáutica e entidades de PD&I, de forma coordenada, dinâmica e pronta para atender as necessidades de fornecimento de bens e serviços ligados às suas atividades operacionais e de desenvolvimento. Ela já estabeleceu uma grande rede de relacionamentos e contratos com os integrantes da cadeia produtiva aeronáutica, nas mais variadas áreas, como serviços de engenharia, usinagem, estamparia, fabricação de materiais compostos e de ferramentais. Em geral, esta cadeia está associada à ABIMDE e/ou à AIAB, permitindo à NOVAER um rápido e fácil acesso aos seus associados. O mesmo acontece com centros de pesquisa, universidades e demais entidades de PD&I. A NOVAER já mantém acordos de desenvolvimento e pesquisa com o ITA, com a UFMG, com os centros de pesquisa pertencentes ao CTA, e com as entidades pertencentes ao Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista - CECOMPI.

A NOVAER entende que a existência de uma cadeia produtiva e de uma estrutura de PD&I nacional saudável representa uma força que pode alavancar a viabilidade da própria NOVAER no longo prazo, na medida em que a existência de fornecedores e entidades de PD&I nacionais gera uma eficiência considerável nos custos de desenvolvimento, além de reduzir importação, riscos cambiais e dependência tecnológica. Por outro lado, a NOVAER deseja fornecer aviões de alta tecnologia, com custos de aquisição e operacionais competitivos, comunalidade na linha de produtos e assistência técnica global com as melhores condições.

Diversidade de Produtos e Serviços

Antes de tornar-se uma indústria aeronáutica, a NOVAER é uma empresa dedicada à engenharia, o que a qualifica a realizar e gerir, concomitantemente, programas de desenvolvimento de aeronaves, de produtos aeronáuticos e não-aeronáuticos. Isso lhe permite aumentar a produtividade, especialmente em razão do efeito sazonal de demanda de engenharia, ao longo do ciclo de desenvolvimento de cada aeronave.

Valor Agregado de Produção

O Programa T-Xc é um exemplo de projeto de investimento gerador de tecnologia e de valor agregado na produção. Por exemplo, o núcleo do escopo do Projeto T-Xc envolve o desenvolvimento de uma aeronave com estrutura em fibra de carbono, que é uma matéria prima utilizada na fabricação de produtos de alta resistência estrutural e baixo peso específico, nas indústrias espacial, nuclear, de defesa, aeronáutica, de materiais esportivos e de transporte, além de diversas outras áreas. O desenvolvimento do T-Xc em fibra de carbono gerará impactos tecnológicos de para a empresa. O domínio dessa tecnologia pela NOVAER propiciará a seus produtos um diferencial competitivo, devido às vantagens em desempenho, aumentando a atratividade do produto e, inclusive incrementando seu potencial exportador.

Sustentabilidade Ambiental e Energética

Outro aspecto decorrente dos impactos tecnológicos da NOVAER é a geração de tecnologias alinhadas com a sustentabilidade ambiental e economia energética. Os compósitos de carbono, por exemplo, quando utilizados na substituição de ligas de alumínio, apresentam inúmeras vantagens, devido, sobretudo, a sua grande flexibilidade de produção que possibilita a substituição de várias peças, por um número menor de peças, diminuindo o número de juntas e uniões, aliado à sua mais alta resistência e rigidez específicas. Estas vantagens aliadas a um projeto adequado possibilitam uma diminuição do peso estrutural de aeronaves mediamente entre 10% e 15%. Isto se reflete em um aumento da carga paga e economia com custos de combustível.

Compromisso com a Qualidade

A NOVAER exige da cadeia produtiva o atendimento a normas, que estabelecem requisitos que estão na base da melhoria de processos internos, e, consequentemente, da qualidade do produto, da maior capacitação de colaboradores, do monitoramento de ambiente de trabalho, da verificação de satisfação de clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Para receber os certificados de adequação a tais normas, os processos organizacionais da cadeia produtiva necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes, que garantam a conformidade dos processos com as normas.

Os fornecedores da cadeia produtiva precisam adequar-se a normas e sistemas de qualidade, controlar seus processos industriais e estabelecer um confiável sistema de rastreabilidade para matérias-primas, produtos, processos ou serviços, utilizados na execução dos fornecimentos ou atividades contratadas pela NOVAER.

A adoção de normas de qualidade e o atendimento às exigências para a homologação de aeronaves conferem à cadeia produtiva um salto de qualidade, melhores níveis de organização, produtividade e credibilidade - elementos que serão facilmente identificáveis, aumentando sua competitividade nos mercados nacional e internacional.

O processo de implementação de normas de qualidade e/ou o atendimento a padrões aeronáuticos e exigências de homologação de aeronaves exige um esforço contínuo de incremento e aprimoramento dos conhecimentos das pessoas envolvidas nos processos administrativos e produtivos da NOVAER e da cadeia produtiva. O próprio processo de certificação exige a realização de diversos treinamentos e cursos de capacitação para que a cultura da qualidade aeronáutica e o atendimento de suas normas sejam efetivamente absorvidos pelo capital humano.

Copyright © 2012 Novaer Craft Empreendimentos Aeronáuticos S.A. Todos os direitos reservados.