Novaer

Características do produto U-Xc

Descrição Geral

Monomotor a pistão, monoplano de asa baixa;
Estrutura primaria e secundária construída integralmente de fibra de carbono, curada em autoclave;
Trem de pouso retrátil do tipo triciclo;
Cabine dotada de um compartimento dianteiro para dois ocupantes dispostos lado a lado;
Compartimento traseiro para transporte de mais dois ocupantes;
Compartimento de bagagens acessível pela cabine e com porta externa independente.

Emprego

O U-Xc destina-se a pilotos, empresas ou pessoas físicas interessadas no transporte de médias distâncias e recreação;
Com limitação de manobras acrobáticas, permite seu emprego como meio de ligação para empresas de táxi-aéreo ou de transporte de pequenas cargas;
Outro emprego possível da versão U-Xc é no treinamento de pilotos em aeroclubes;
Apresenta peso estrutural menor e alta capacidade de carga útil, que o permitem voar com carga paga mais alta e maior quantidade de combustível, aumentando o alcance e rentabilidade da operação.

Certificação

O U-Xc foi projetado para atender aos requisitos de certificação estabelecidos pelas autoridades aeronáuticas internacionais (ANAC, FAA e EASA), conforme o regulamento RBAC Parte 23 (equivalente aos FAR-23 da FAA);
Na configuração de Ligação: categoria “Normal”;
Outros requisitos específicos e/ou necessidades de customização poderão ser utilizados, para atender demandas especiais.

Trem de pouso

Tipo triciclo, telescópico com amortecedores hidro-pneumáticos incorporados;
Retrátil, com recolhimento e extensão potenciada por atuadores hidráulicos;
Equipados com um conjunto de roda e pneumático sem câmara;
Projetados para operação em pistas não pavimentadas;
Travamento positivo dos trens nas duas posições (up e down), dotados de sinalização e sistemas de segurança conforme regulamentos;
Extensão em situação de emergência (free-fall), e alertas de potencia em “lento” e flape baixado, para evitar esquecimento.

Comandos de Vôo

Comandos primários: acionamento por hastes para profundor e ailerons, e por cabos para leme de direção, sendo manche e pedaleira duplicados;
Flapes acionados por atuador eletromecânico central ligado a um tubo de torção, impedindo assimetria;
Flapes acionarão os ailerons, através de um mecanismo de derivação, que passarão a auxiliar os flapes;
Na deflexão máxima de 45º, os ailerons serão defletidos em aproximadamente 22º, aumentando a sustentação e melhorando desempenho de pouso e decolagem;
Compensação de comandos (“trim”) apenas no profundor e leme, atuando por meio de dispositivos eletromecânicos associados a molas, não havendo necessidade de compensação aerodinâmica;
Mesmo quando nas posições extremas de compensação, aos pilotos será permitido override na ocorrência de “trim runaway”.

Grupo Moto-Propulsor

É constituído por um motor Lycoming acrobático, de 6 cilindros normalmente aspirado, seus acessórios, e por uma hélice tripá com “spinner”, instalados à frente da aeronave. O conjunto será certificado para operação em vôos acrobáticos e é isolado da cabine por uma parede de fogo.

Junta-se a isso outros diferenciais competitivos capazes de alavancar a atratividade do U-Xc, em sua versão destinada a aviação geral, para o mercado civil:

Trem de pouso retrátil, não comum na maioria dos concorrentes de 4 lugares, oferecendo maior velocidade de cruzeiro e acesso a pistas não pavimentadas;

Manobras acrobáticas permitidas, quando o MTOW for limitado a 1.140 Kg;

Carga útil elevada, permitindo transportar todos os (4) passageiros com plena capacidade de combustível, ou seja, carga paga total com máximo alcance;

Sistema inovador de controle lateral, com ailerons atuando conjugados aos flapes, resultando em velocidades de estol reduzidas e, consequentemente, menores distâncias de pouso e decolagem.

Clique aqui para ver as especificações da aeronave.

Copyright © 2012 Novaer Craft Empreendimentos Aeronáuticos S.A. Todos os direitos reservados.